
Primeiramente gostaria que você fizesse uma experiência...
Pegue dois ou três de seus perfumes, e note se você consegue sentir alguma semelhança entre eles. Não peço detalhes muito específicos, pode ser um cheirinho de baunilha aqui ou uma sensação de flor ali.
Caso não tenha sentido qualquer proximidade entre eles, isso quer dizer que você é uma pessoa bem eclética - alguém que gosta de coisas variadas e não tem necessariamente preferência por algo - e disposta a novos cheiros.
Se você sentiu algo lá no fundo e isso te fez pular diretamente para esse parágrafo, isso quer dizer que você é uma pessoa fiel a determinada casa - ou família - olfativa. E posso dizer que me encaixo aqui com vocês!
É importante lembrar que nenhum perfume é igual a outro, por mais original que ele pareça, provavelmente terá semelhança com algum clássico da perfumaria.
Mas afinal, o que é uma família olfativa?
Dentro da perfumaria, há um sistema de identificação para categorizar um perfume de acordo com as suas características predominantes. Mas para ficar um pouco mais fácil, vou exemplificar algumas famílias:
A família Floral é a maior de todas. Seu próprio nome remete à ideia de flores e transmite feminilidade, delicadeza e doçura. A partir da extração de óleos das mesmas, temos rosas, lírios, gardênias, magnólias, violetas, etc.
O maior exemplo de uma família unissex é a Cítrica, que transmite uma mensagem de leveza, frescor e suavidade. Contém algumas origens em frutas, essas com características mais ácidas, como por exemplo limão, laranja e tangerina.
Fougère é uma família refrescante e sofisticada, sendo mais encontrada em perfumes masculinos. Essa família é muito extensa, por isso é separada em subtópicos: o amadeirado (pinho, cedro), fresco (folhas verdes, notas marinhas) e o verde (bambu).
Sem dúvida a família de estrutura mais exótica é a Chipre. A união do aroma do musgo com amadeirado e cítrico evidencia a sensação de poder e elegância. Comum em perfumes masculinos e femininos, são ideais para a noite.
As fragrâncias da família Aromática são compostas de diversas ervas, algumas especiarias, um toque cítrico e lavanda. Resultando em um perfume bem natural e cativante, é comum em homens.
Envolvente, marcante e cheia de energia, essa é a última que vamos descobrir hoje. A família Oriental tem matérias primas como a canela e a baunilha, fazendo da mistura de especiarias e notas picantes a receita perfeita para uma pessoa cheia de personalidade.
Todas essas famílias - e suas matérias primas - compõem a pirâmide olfativa, dividida em notas de saída, corpo e fundo. Mas isso é assunto para próxima matéria…
Deixe seu comentário