
Uma das características da memória de odores em humanos é a capacidade única de desencadearem vividamente experiências emocionais. Essa propriedade é motivada pelas conexões diretas estabelecidas pelo bulbo e córtex em duas estruturas, que são responsáveis pelas emoções e memórias, a amígdala e o hipocampo. Devido a essa conexão, ao contrário de outros sistemas sensoriais, o olfato retransmite as informações de odor diretamente para uma região do cérebro normalmente associada à memória e processos emocionais.
Como podem ver, as memórias olfativas tem sim um fundo científico, e não são somente coincidências aleatórias. Sentir cheiros influencia completamente o humor, absorção de novas informações e a capacidade de usar essas informações em diversos momentos, como em interações sociais. E isso é uma característica presente não só em humanos, mas animais também. É assim que eles se reconhecem, entendem suas respectivas hierarquias sociais e acham alimentos.
Apesar do olfato ser considerado como um dos cinco sentidos de menor relevância, houveram várias pesquisas comprovando que o sentimento de “voltar ao passado”, foi mais forte e marcante em situações relacionadas a odores do que por palavras e imagens. E também, é um dos sentidos de maior duração ao reter informações.
Quando percebe uma fragrância desconhecida, o cérebro registra a impressão que surge e a mantém em reserva. Se encontrar esse cheiro novamente, ele se lembrará do odor e de seu contexto. Enquanto as informações recebidas por outros sentidos desaparecem rapidamente da memória, o olfato permanece no cérebro pela vida toda.
Aversões a determinados odores se dá pela associação de lembranças ruins - que são mais fáceis de ficarem guardadas na memória.
Na indústria da perfumaria, empresas tendem a usar a técnica de marketing sensorial, que permite que seus clientes imediatamente relacionem um determinado produto com a marca e os outros produtos dela. Quando a Julie Burk/Burk&Co reabriu suas portas, o Hora Íntima, com seu aroma exclusivo, retomou seu “posto” como o carro-chefe da empresa, e quando se pensa nele, se pensa na marca que foi fundada em 1982.
Trocar de perfume é muito difícil exatamente por isso! Nossos clientes fiéis já nos deram maravilhosos feedbacks e compartilharam suas experiências, e muitos falam que usam nossos perfumes desde seus lançamentos, e portanto marcaram muitos momentos em suas vidas. A missão da Burk&Co é justamente resgatar essas memórias olfativas que foram proporcionadas na época da Julie Burk.
Deixe seu comentário