Busca Blog

Ser Mulher…

Ser Mulher…
O dia internacional da mulher, 8 de março, me fez pensar o que é realmente ser mulher em 2022, e que essa data não é apenas comemoração, mas sim reflexão e reconhecimento pela trajetória das mulheres ao decorrer da história. 

 Esse dia, para mim, costumava ser apenas dar “parabéns” e flores para as mulheres presentes na minha vida, eu não tinha consciência sobre o real significado dessa data, pelo menos não com 10 anos. A minha percepção sobre esse tema mudou de acordo com que eu prestava mais atenção nas mulheres da minha família e também com o que eu ia aprendendo na escola, mas lembro até hoje o momento exato que tudo mudou para mim sobre essa data.

 Em uma aula de sociologia, uma professora propôs uma dinâmica diferent. Todos fizeram um círculo ao redor do quadro, e quando ela começou a falar eu fiquei surpresa porque era definitivamente a primeira vez que eu ouvia uma perspectiva diferente sobre o dia da mulher. Ela compartilhou que sobre o ponto de vista dela, essa data não era necessariamente sobre presentes, mulheres podem receber flores e mimos a qualquer momento no ano, mas era sim uma data para refletir e dar voz às lutas que a mulher enfrenta diariamente em uma sociedade misógina

 Para mim, a melhor coisa que jovens meninas - e meninos - dessa década vem recebendo é o maior interesse que essa geração de pais e professores têm de conversar sobre assuntos importantes, como esse, cedo na vida deles, pois isso muda não apenas a sua percepção sobre o mundo, mas também as atitudes que vão escolher ter daqui para frente. O fato dessa professora ter colocado uma sala inteira para refletir, foi o que me impulsionou a ir atrás do assunto, me informar e me atualizar. 

 Depois de alguns anos desse acontecimento, refleti que ser mulher é batalhar e defender os nossos direitos, ser mulher é ensinar e ressaltar que a nossa luta continua a cada dia que passa, ser mulher é aceitar as flores e os mimos no dia da mulher, contanto que isso não ofusque o que 8 de março é realmente sobre. 

“Você educa um homem: educa um homem. Você educa uma mulher: educa uma geração.” - Brigham Young
 
Uma curiosidade sobre mim… eu tenho 18 anos, me formei ano passado do ensino médio e portanto não sou a pessoa mais preparada para falar sobre o assunto, mas achei válido compartilhar o meu ponto de vista, sendo uma mulher no século 21.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima